Expocie 2011-Lixo e Arte...Textos e Imagens....Para Trabalhos e Provas

Expocie 2011
Lixo e Arte


Ilha das Flores
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Hh6ra-18mY8


Ilha das Flores   
Gênero Documentário, Experimental
Diretor Jorge Furtado
Ano 1989
Duração 13 min
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Brasil
Local de Produção: RS

Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.

Ficha Técnica
Produção Mônica SchmiedtGiba Assis BrasilNôra GulartFotografia Roberto HenkinSérgio Amon Roteiro Jorge Furtado Edição Giba Assis Brasil Direção de Arte Fiapo BarthTrilha original Geraldo Flach Empresa(s) produtora(s)Casa de Cinema de Porto Alegre Narração Paulo José.

Prêmios
Urso de Prata no Festival de Berlim 1990
Prêmio Crítica e Público no Festival de Clermont-Ferrand 1991
Melhor Curta no Festival de Gramado 1989
Melhor Edição no Festival de Gramado 1989
Melhor Roteiro no Festival de Gramado 1989
Prêmio da Crítica no Festival de Gramado 1989
Prêmio do Público na Competição "No Budget" no Festival de Hamburgo 1991
Fonte: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=647 em 08 agosto 2011 as 17h04


Lixo Extraordinário( Documentário)



Lixo Extraordinário (Waste Land) PT/EN [Parte 1/7]



Lixo Extraordinário (Waste Land) PT/EN [Parte 2/7]




Lixo Extraordinário (Waste Land) PT/EN [Parte 3/7]

Lixo Extraordinário (Waste Land) PT/EN [Parte 4/7]

Lixo Extraordinário (Waste Land) PT/EN [Parte 5/7]

Lixo Extraordinário (Waste Land) PT/EN [Parte 6/7]

Lixo Extraordinário (Waste Land) PT/EN [Parte 7/7]


Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=c8uBJ8PqmYs



Lixo Arte - 2008 - Tendal da Lapa




Enviado por  em 30/03/2010
Esse é mais um dos vídeos que foram produzidos durante o Projeto Lixo Arte, no Tendal da Lapa, mostrando os cursos realizados: Graffiti/Stencil, Xilogravura e Serigrafia, e ainda conta com o vídeo da saída cultural para a reserva ecológica de Itahyé, no Morro Doce. Infelizmente não aparece o vídeo da exposição porque foi perdido com o estrago do nosso antigo notebook.
Essas atividades aconteceram de maio a dezembro de 2008, ano em que fomos contemplados pelo Programa VAI. Logo mais queremos postar os de 2009.


Nós realizamos cursos e vivências que visam a conscientização social, cultural e ecólogica das pessoas, através de atividades ligadas às artes visuais, dança e música. Atualmente estamos ocupando o Espaço Cultural Tendal da Lapa - Rua Constança, 72, Lapa - São Paulo / SP. Fone 3862.1837 - Contatos: Leidiane NEGGER: 8997.5384 / Daniel SCENE: 7618.1299


Créditos das músicas: "Quintessência", do album O Som, composição de Meirelles & Os Copa 5 - RJ, 1964.
"Quarta de Cinzas", do album A Invasão do Sagaz Homem Fumaça, de Planet Hemp - RJ, 2001.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=NaJ15kZdD6U em 08 agosto de 2011as 17h47


Arte do Lixo

Enviado por  em 31/08/2009
Vídeo com fotos da exposição "Running the numbers, an american self portait" do fotógrafo Chris Jordan.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=2950iduDtGg&feature=related em 08 agosto de 2011 as 17h 52


GRAFITE X PICHAÇÃO

Enviado por  em 10/06/2010

ESTE VÍDEO FALA SOBRE PICHAÇÃO & GRAFITE , DOIS TIPOS DE ARTE DIFERENTE!, QUE FOI CRIADO POR W PRODUÇÕES EM 10 DE JUNHO DE 2010, COM O INTUITO DE MOSTRAR DUAS CULTURAS DIFERENTES!


Grafite sai dos muros e vira decoração de luxo





Som na Lata 2009

Enviado por  em 14/03/2009
Caetano Caran o MAESTRO DAS LATAS
Projeto criado por Caetano Caran, aulas de Percussão para crianças das comunidades carentes de São Paulo. As crianças construem e tocam suas próprias latas.


Afro Lata - AfroReggae


Enviado por  em 05/09/2008
A banda Afro Lata que faz parte do Grupo Cultural AfroReggae, trabalha com instrumentos alternativos e tocam uma mistura de ritmos brasileiros. O grupo se destaca pela garra e alegria nos palcos.
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=8MO1OEJvqbE&feature=related




CIDADES ECOLOGICAMENTE CORRETAS

Introdução a Cinco cidades ecologicamente corretas

Embora seja discutível que a Cidade de Esmeraldas de Oz atenda aos critérios para ser considerada uma impressionante cidade "verde", muitas cidades reais do planeta merecem essa classificação nas listas compiladas anualmente por especialistas.
As cidades-modelo são classificadas por uma combinação de critérios. Eles incluem planejamento urbano e estatísticas ambientais. Abarcam fontes de energia, índices de consumo e emissões, bem como opções de transporte.  A maioria das listas também computa áreas verdes e outros itens ecológicos (a disponibilidade de parques públicos, os empregos ecológicos e osedifícios sustentáveis) bem como perspectivas ecológicas, como areciclagem.
Em uma área urbana, ser ecológico é um desafio único. As cidades apresentam grande volume de pessoas, muito tráfego, lixo e poluição atmosférica. Cerca de 75% da energia mundial é consumida nas cidades [fonte: ThomasNet Industrial Newsroom - em inglês]. As  cidades ecológicas buscam encontrar um equilíbrio entre a administração de suas necessidades atuais e o não comprometimento do futuro da cidade (e do meio ambiente).
Nos anos 90, países industrializados de todo o mundo se uniram para combater o aquecimento global e às alterações climáticas. Juntos eles redigiram e aprovaram o Protocolo de Kyoto. O acordo tem por objetivo reduzir os efeitos das alterações climáticas pelo controle das emissões de seis gases conhecidos como causadores do efeito-estufa: dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, hidrofluorcarbonos, perfluorcarbonos e hexafluoreto de enxofre. 
Os países que aderiram ao pacto desde sua adoção, em 1997, assumiram a obrigação legal de adotar a meta de reduzir suas emissões de gases causadores do efeito-estufa em 5%, ante os níveis reportados em 1990, até 2008-2012 [fonte: BBC - em inglês]. Alguns dos métodos usados para atingir essa meta de redução de emissões incluem a adoção de fontes renováveis de energia como a solar e a energia  eólica, práticas agrícolas sustentáveis e a promoção da eficiência energética.
Neste artigo, estudaremos cinco cidades ecologicamente responsáveis, de todo o mundo, que impressionam não apenas em função de suas práticas ecológicas, mas também em suas inovações e liderança na defesa do meio ambiente. 
Freiburg - cidade ecologicamente correta
Enviado por  em 03/04/2009
Estamos em Freiburg, uma cidade no sudoeste da Alemanha que surgiu no século 12. Com uma igreja, uma das mais antigas da Europa, e casinhas no estilo gótico, fica difícil imaginar como ela se tornou hoje o maior símbolo de consciência ecológica do mundo.
Começamos pelo meio de transporte oficial de Freiburg: a bicicleta. Nada muito futurista, você já pensou. Então, que tal um bonde elétrico? Nada muito radical também. Mas quando se olham os medidores da qualidade do ar na cidade, nada mal esses índices de emissão de gás carbônico praticamente zero.


Documentário Fazenda Buona Sorte [Reserva Genética do Brasil]

Enviado por  em 24/03/2011
Documentário sobre a Fazenda Buona Sorte, exibido no canal Terra Viva, durante o programa Reserva Genética do Brasil, 12 de março de 2011.





_________________________________

Trabalho do 2°Bim.

Islã tinha geometria avançada no século XV



Fonte: http://tecnocientista.info/noticia_detalhe.asp?cod=4656