TRABALHOS BIMESTRAIS 1° e 2° ANOS

TRABALHO


1º e 2º ANO - 4º Bimestre

LINGUAGEM VISUAL



Emprego das mídias informatizadas ou não na


 composição visual de imagens.

FOTONOVELA
Introdução: um pouco de história


AS FOTONOVELAS - UMA HISTÓRIA DE ASCENSÃO E QUEDA


As fotonovelas, hoje, quase esquecidas, já foram fenômenos de vendas no Brasil nos anos de 1970. 

Primeiramente será delineado um breve histórico sobre a distribuição e produção de fotonovelas, dando destaque àquelas de âmbito nacional.

Compreendendo uma narrativa mista de imagens fotográficas e texto verbal, em seu início, as fotonovelas eram geralmente publicadas em revistas, livretos ou pequenos trechos editados em jornais, entretanto suas raízes são muito anteriores.


As heranças da narrativa com imagens já existem há 15.000 anos antes de Cristo, as pinturas rupestres já traziam seqüências de ações, caçadas e atividades comunitárias da época. outras evoluções determinantes na questão da narrativa ocorreram com a transposição da forma de comunicação oral para o código escrito.

Os egípcios há 5.000 anos, já pintavam seqüências de imagens relatando a vida dos faraós e da sociedade ao seu redor, assim como várias outras civilizações, mesclando símbolos gráficos para a representação fonética.

Na Idade Média, as iluminuras dos pergaminhos e livros serviram para complementar o entendimento da narrativa escrita.

Essa seqüência de planos presentes nos quadrinhos e também no cinema, antecede a diagramação da fotonovela, mas sem dúvida um dos fatores mais importante para a fotonovela é o advento da fotografia.



lÉ uma espécie de novela em formato de história em quadrinhos onde o tipo das imagens predominantes são fotos em vez de desenhos
É uma forma de arte sequencial que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. 
São, em geral, publicadas no formato de revistas, livretos ou de pequenos trechos editados em jornais e revistas

1.
COMO:
1.O trabalho será realizado de 2 a 5 pessoas;
2.
3.
4.2.Elaborar o roteiro.
5.3.Fazer storyboard ( planejamento quadro a quadro do que será necessário para cada quadrinho, texto, figuras, etc.)
6.4.Fotografar as cenas  posteriormente com o cenário e figurino da história;
5.Editar com o programa de computador que acha melhor;
6.Pesquisar significados dos balões  
8.7.Impressão das histórias como uma revista, com título e capa.
9.
10.

















1° ANO - 3°Bimestre


VITRAIS - Estilo Gótico


O efeito milagroso dos vitrais, que foram usados em quantidades cada vez maiores à medida que a nova arquitetura começava a comportar mais janelas, de dimensão cada vez maiores.

Criar uma figura verdadeiramente monumental com as técnicas dos escultores, em si é algo como um milagre: os primitivos métodos medievais de manufatura de vidros não permitiam a produção de grandes vidraças, de modo que essas obras não de pintavam sobre vidro, mas sim "pintura com vidro", com exceção dos traços em preto ou marrom que delineavam os contornos das figuras. 
O uso do arcobotante e dos contrafortes tornou possível o emprego de grandes aberturas preenchidas com belíssimos vitrais.
A função dos vitrais não se reduz à de mero complemento decorativo da igreja gótica. O vitral - parede translúcida - adquire caráter estrutural ao contribuir decisivamente para a configuração de um determinado sentido da arquitetura; mais exatamente do espaço interior.
Após 1250, houve um declínio da atividade arquitetônica, o que reduziu as encomendas de vitrais. Nessa época, entretanto, a iluminura adaptara-se ao novo estilo, cujas origens remontavam às obras em pedra e vidro.

Exemplos de vitrais
Koch, Wilfried. Dicionário dos Estilos Arquitetônicos. Martins Fontes, São Paulo, 1994.



TRABALHO DO 1º ANO 3º BIMESTRE

VITRAL EM PAPEL CELOFANE

MATERIAL: * Cartolina ou Color Set Preto ou papel cartão, papel canson A4 / Papel celofane  (várias cores) / Cola / Tesoura / Lápis / Papel vegetal (se for preciso)
Técnica:
1) Faça um esboço (Croqui)  numa folha de papel canson A4, assim que escolhido o desenho (abstrato ou figurativo), contendo a POLICROMIA, transfira-o para o papel vegetal, marque as cores com giz para ter um modelo aproximado da transparência.
2) Transporte o desenho sobre o papel COLOR SET Preto, traçando sempre a linha dupla de pelo menos 5 milímetros a 1 cm.
3) Corte o Color Set  usando a margem de 5 milímetros a 1 cm para formar a estrutura da transparência.
4) Cole em cada abertura um papel celofane colorido, seguindo o modelo do desenho.
a) Recorte o papel de celofane  seguindo o desenho da cartolina , com a margem incluída.
b) Cole o papel no verso do color set preto com a cola, sem espalhar fora da moldura. Apare os excessos de papel.
c) O papel de celofane deve ficar bem esticado.
5)Terminada a colagem, deixe secar e exponha a tranparência contra a luz.



Exemplo: 

Entrega do CROQUI dia 08/set.2011 sem adiamento de data.
Entrega do Trabalho Final  1°D,1°E e 1°F  dia 27/set.2011
Entrega do Trabalho Final  1°A,1°B e 1°C  dia 29/set.2011
OBS: Será data de prova e dos jogos Inter classes, por isso é só  trazer e entregar para Professora com NOME, N° e SÉRIE.

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2° ANO - 3°Bimestre

Fotografia Realista

O Realismo  foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento foi a abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.

O realismo manifestou-se principalmente na pintura, onde as obras retratavam cenas do cotidiano das camadas mais pobres da sociedade. 

O sentimento de tristeza expressa-se claramente através das cores fortes. 
Um dos principais pintores realistas foi o francês Gustave Coubert. Com obras que chocaram o público pelo alto grau de realismo e pelos temas sociais, este artista destacou-se com as seguintes telas : Os Quebradores de Pedras e Enterro em Ornans. Outros importantes pintores deste período foram: Honoré Daumier, Jean-François Millet e Édouard Manet.       

  • Partindo do estudo da arte no realismo, o trabalho consiste em fotografar cenas reais do cotidiano de trabalhadores comuns em atividade;
  • Como? Observar e fotografar pessoas como Carteiro, o lixeiro, o motorista do ônibus, e etc...
  • Grupo? Trabalho individual;
  • Quantas? 4 fotos;
  • Quando?
Entrega do trabalho para 2°A, 2°B e 2°C dia 28/set.2011 
Entrega do trabalho para 2°D 2°E dia 30/set.2011 
OBS: Será data de prova e dos jogos Inter classes, por isso é só  trazer e entregar para Professora com NOME, N° e SÉRIE.